Como escolher a MELHOR árvore frutífera para a varanda

Plantas

Escolher a melhor árvore frutífera para a sua varanda é mais fácil do que imagina! Assim como com todas as plantas, é importante se atentar às condições próprias de cada espécie, para que continuem lindas, vigorosas e é claro, cheia de frutos.

No nosso vídeo no Youtube explicamos da forma mais didática possível como fazer essa escolha, o que considerar e como cuidar! Assista clicando no vídeo abaixo.


 

O primeiro ponto a considerar, é em relação a ILUMINAÇÃO, árvores frutíferas normalmente precisam de uma quantidade maior de sol, então é necessário entender qual é a condição que o seu ambiente pode oferecer à ela – Muito sol ou pouco sol.

Observe as imagens a seguir para verificar em qual tipo de ambiente sua varanda se encaixa.

Uma varanda com muito sol possui características semelhantes à imagem ao lado, onde é possível notar que a incidência dos raios solares é direta no local onde você deseja colocar sua árvore frutífera.

 

A imagem ao lado representa uma varanda com pouco sol ou meia-sombra, geralmente possui um prédio ou árvore grande fazendo sombra na sua varanda, ou até mesmo pode ser o caso de que ela seja face sul, recebendo somente um pouco do sol da manhã e nada mais.

 


Árvores frutíferas para varandas com muito sol: 

  1. Acerola – Fruta conhecida e amada por muitas pessoas, riquíssima em vitamina C e vitamina A.
  2. Cítricas – Limão, Laranja, Tangerina e diversas variedades que são ricas em vitaminas, e podem ser utilizadas de diversas formas – chás, temperos, sucos, drinks e mais.
  3. Romã – Fruta da romãzeira, árvore muito comum na Europa e Oriente Médio. Riquíssima em vitaminas, possui diversas sementes e pode ser associada à diversas tradições. É considerada uma fruta naturalmente afrodisíaca.
  4. Figo – Fruto rico em potássio, fibras e manganês e diversas vitaminas, apresentando uma série de benefícios à saúde.
  5. Uva – Fruta amada por muitos, pode ser consumida de diversas formas. Apesar de seu tamanho, as uvas são poderosas no quesito nutrientes.

 


Árvores frutíferas para varandas com pouco sol:

  • Jabuticaba Sabará ou Híbrida – Fruto com casca roxa, cresce diretamente no tronco da árvore. Rica em nutrientes e vitaminas. Árvore nativa.
  • Uvaia – O fruto é amarelo, arredondado, contendo uma a três grandes sementes em seu interior. Rica em vitamina C. Árvore Nativa.
  • Pitanga – A pitanga tem sabor agridoce, formato arredondado. Rica em cálcio. Árvore Nativa. 
  • Cereja do Rio Grande – Os frutos são muito saborosos, doces e levemente ácidos. A árvore é nativa e bastante popular na região Sul e Sudeste do país.

Poda

As mudas de árvores frutíferas são diferentes para cada ambiente, normalmente são encontradas mudas próprias para jardim, que possuem um formato mais reto, como uma vareta, e não foram podadas ao longo do seu cultivo para serem mais apropriadas para vasos, ficando com uma aparência mais ornamental e esteticamente mais harmônica para um ambiente como varanda.

Busque as mudas de árvores frutíferas já preparadas para serem cultivadas em varandas.

Rega

Árvores frutíferas precisam de água em abundância, não existe necessidade de encharcar o solo, mas elas não se adaptam bem com a falta de água, que faz com que elas entrem em estresse hídrico (A planta “interrompe” seu desenvolvimento para proteger a água e nutrientes que já possui).

A rega deve ser diária, especialmente em dias muito quentes. Dessa forma o solo permanecerá sempre úmido.

Adubação

A adubação de árvores frutíferas é essencial para seu crescimento e para a qualidade de seu fruto, adube a cada 15 dias durante o verão e primavera, e a cada 30 dias durante outono e inverno para obter o melhor resultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Mais novidades

Categorias

Menu